Imagem capa - Boas escolhas te trazem boas surpresas por Um Girassol
UmGirassol com muito amor

Boas escolhas te trazem boas surpresas

Esses dias aconteceu algo inusitado. Uma noiva me procurou há uns 8 meses me perguntando sobre o meu trabalho. Expliquei tudo direitinho e depois a informei o valor para que eu pudesse estar presente no casamento dela. E a resposta dela foi a pior resposta que alguém poderia dar a um fotógrafo: ''MAS, TAL FOTÓGRAFO FAZ FOTO E VÍDEO POR 2 MIL REAIS''. Eu na minha total educação respondi: ''Que ótimo que a senhora encontrou alguém que te atenda por um preço bem mais em conta''. A data do casamento passou, vi que ela não tinha postado fotos do casamento e depois de uns dois meses após o casamento ter acontecido, ela me manda a seguinte mensagem: ''Olá, boa tarde. Olha, fiz as fotos lá com a outra empresa, mas, eles me enviaram as fotos totalmente sem tratamento, algumas estão tortas, outras estão desfocadas. Me enviaram umas 1500 fotos e das 1500 eu acho que umas 50 estão usáveis. Tenho até vergonha de postar. Gostaria de saber quanto você cobraria para editar as fotos.'' Então eu a respondi da forma como deveria ser respondido: ''Olha, infelizmente não posso tratar as fotos de outro fotógrafo. Isso cabe até processo. E lógico, é uma super falta de respeito com o trabalho dos outros. Por mais que seja um trabalho porco, você confiou no profissional que ele diz ser e pagou por isso que tem em mãos.'' Até hoje ela não me respondeu.


Então venho trazer a diferença muito grande entre VALOR E PREÇO. Quando falamos de valores com os clientes, eles já pensam em gastos... sendo que o dinheiro está relacionado a preço e não a valor. Valor é quando o serviço apresenta algum benefício para o cliente.


Por Exemplo:

- Uma noiva procura um fotógrafo para fotografar e filmar seu casamento. Ela não analisa direito o que esse fotógrafo tem a oferecer além daquilo que ele já teria que entregar de praxe. Então ela está preocupada somente com o PREÇO. E então o fim dessa história pode ser bem trágico.


Primeiro porque fotografia não é igual sal, ou seja, tudo igual. Segundo porque se tu não sabe o que quer, tu acaba escolhendo qualquer coisa. E eu não tô dizendo que existe fotógrafo SUPER FODA e fotógrafo BOSTA. O que eu quero dizer, é que existem fotógrafos que irão atender suas expectativas e outros não. Vou dar outro exemplo.


Eu preciso de um celular que tenha whatsapp, que possa fazer chamada de vídeo, que tenha muita memória pois trabalho com imagens, que tenha uma boa resolução na tela e que faça boas fotografias pois nem sempre estou com minha câmera na mão e ai prefiro captar com o celular. E minha mãe só precisa de um celular com whatsapp (para me mandar imagens de bom dia com ursinhos e florzinhas), e que faça ligações para falar com aquelas tias que não usam whatsapp. Ou seja, o meu celular consequentemente irá ter um valor mais elevado, pois, ele me entrega o benefício que eu busco. E o da minha mãe será de um preço bem menos elevado porque os benefícios que ela busca já estão todos nele. Veja bem, os dois celulares são bons e irão atender as necessidades dos dois usuários. Porém, o benefício que eu busco é mais complexo. E sabemos que coisas mais complexas são mais valiosas.


Então, antes de sair escolhendo TUDO NA SUA VIDA somente por PREÇO. Tente encontrar coisas que alinhem PREÇO E VALOR. Será realmente que a moça que pediu para eu editar as fotos dela economizou alguma grana? Passou foi MUITA RAIVA, porque os benefícios que ela buscava não se conectaram com os benefícios que aquele fotógrafo estava disposto a proporcionar.