Imagem capa - O QUE SE PASSA NA MENTE DO FOTÓGRAFO NA HORA DO CLIQUE???!!?!?!? por Um Girassol
UmGirassol com muito amor

O QUE SE PASSA NA MENTE DO FOTÓGRAFO NA HORA DO CLIQUE???!!?!?!?

Toda vez que criamos uma foto, nós pensamos em todos os elementos que fazem com que a imagem tenha o impacto que desejamos. Somos apaixonados por semiótica. Por isso pensamos desde o ângulo, até a forma como editamos.


Fizemos uma fotinha que milhares de pessoas curtiram no nosso instagram (http://www.instagram.com/jardimdaumgirassol). Então decidimos contar o que se passou na mente do fotógrafo quando ele clicou.





Essa foto foi de um pós wedding que fizemos da Bárbara e do Richard. Ela está grávida. Então eles resolveram fazer fotos sem ser com os trajes de noivos, mas, com roupinhas leves. O local aonde fizemos o pós, foi no Mirante do Rola Moça. Um lugar lindo que fica entre BH e Brumadinho. 


A vegetação estava baixa, então não teríamos como criar imagens com molduras naturais, ou brincar com as composições com flores, folhas, etc. Somos apaixonados por silhuetas, mas, queríamos criar uma silhueta que causasse impacto e que mostrasse que a Bárbara está grávida. O céu estava super azul. E o sol estava super forte (o que não é legal para fotografar quando é o sol do meio dia). 


Pedi que a Bárbara se posicionasse mais afastada do Richard. Então ele ficou quase na minha frente e ela lá no fundo em um ponto aonde a silhueta pudesse ser criada. Pedi para que ele olhasse para a direita e ela para esquerda. Fazemos isso para que a foto fique dinâmica. Então o assistente segurou o Flash a 45 graus do Richard. Colocamos o flash na potência 1/1 (que é a maior potência) e com a abertura 50mm para que a luz fosse pontual somente no Richard. 


Mas, por que será que não colocamos a Bárbara na frente iluminada com o flash, e o Richard ao fundo com a silhueta??? Simples... Porque queríamos evidenciar que a Bárbara está grávida, e a silhueta faz com que isso fique bem explícito. Também porque a Bárbara tem a pele supeeeer branquinha. Por causa disso, a luz do flash poderia fazer com que ela ficasse estourada e perdesse a textura da pele. 


Outro fator também que nos levou a posicioná-los assim, é que o Richard tem essa cara de Bravão com essa barba grande (não tem nada de bravo, super gente fina). Então quando você abre a foto, logo se depara com um cara barbudo e depois analisa o fundo com a silhueta que causa um efeito dramático. Então temos mais uma vez o contraste rolando e fazendo com que a imagem se torne rica e inusitada.


O ângulo foi de baixo para cima (o fotógrafo literalmente deitou no chão com terra vermelha). Ângulos de baixo para cima demonstram grandeza. Toda vez que assistirem um filme ou uma novela, perceba que as pessoas poderosas (reis, rainhas, o cara ou a mulher mais imponente ou mandachuva), são filmados de baixo para cima. Para passar essa ideia de superioridade. Então quando a Zoey (nome da filha da Bárbara) tiver seus 15 anos, e olhar esta fotografia, ela vai ter essa visão de que os pais são fortes, grandiosos, especiais, etc. 


Na hora da edição, tentamos fazer com que a foto trouxesse o clima quando o clique foi feito. Apesar do sol forte, estava um vento bem frio. Por isso não esquentamos os tons. Acreditamos que fotografias devem trazer sensações dos momentos de quando foram criadas. Por isso, é super importante a edição trazer a sensação climática do dia (é o que acreditamos. Cada fotógrafo tem seu ponto de vista). 


Esperamos que vocês tenham curtido essa breve explicação do que se passou na cabeça do fotógrafo quando ele foi criar apenas UMA fotografia. Agora imagina quantas coisas rolam na cabeça de um fotógrafo quando ele vai fotografar um ensaio ou um evento inteiro!!!!! 


Nada é feito por acaso, tudo é bem pensado. Tudo deve ser criado com muito carinho e técnica. Ser criativo não é um dom ou uma dádiva, ser criativo requer MUITO estudo e muitos testes. Alguns darão certos, outros não, mas, vivemos aprendendo dia após dia para fazer com que vocês tenham as fotografias mais incríveis do mundo.


Pedro Lopes - Chefe do setor de fotografia.