Imagem capa - Você vai chegar lá. E vai ser melhor que qualquer coisa que você possa imaginar!!! por Um Girassol

Você vai chegar lá. E vai ser melhor que qualquer coisa que você possa imaginar!!!

Fala meus lindos e lindas. Hoje o post é destinado a você que sonha em conseguir viver da fotografia. Não importa se é casamento, sensual, moda, publicidade, etc. Todos os ramos da fotografia passam pelos mesmos problemas iniciais.


Já temos um bom tempo de caminhada. E durante esses anos eu aprendi lições que livro algum ensina. Não é fácil, realmente não é. Mas, é preciso ser persistente. 


Durante a nossa caminhada, já passamos por situações desagradáveis. E apesar de serem chatas, elas nos ensinaram MUITO. 


Têm coisas que realmente nos fazem ficar desanimados. Se tem algo que estressa, é você preparar um material lindíssimo, super bem explicado, etc. E o cliente te perguntar TUDO que está no material. Isso demonstra uma falta de interesse por parte dele. Muitas das vezes eles só olham o PREÇO e não leem mais nada. É CHATAÇO. Mas, calma. Isso irá acontecer quase todos os dias. E o que você faz???? Explica tudo que for perguntado com toda paciência e carinho do mundo. 90% dessas pessoas não irão fechar o trabalho com tu. Porque são pessoas que procuram somente PREÇO. E se tu teve o trabalho de criar uma apresentação super bonita, eu duvido muito que seu PREÇO seja acessível para quem só procura por algo barato. 


Outra coisa que também é preciso ter, é contrato. Porque esse negócio de acordos feitos boca a boca, não funciona. Isso porque existe muita gente desonesta. Ou até mesmo o cliente pode confundir algo que foi acordado e depois tu sai como o vilão da história. E se o seu cliente joga o teu nome na internet... meu amigoooo, eu acho bom você ter um bom assessor para contornar essa crise. Então já sabe, né? Contrato. Com tudo bem especificado, com assinatura das duas partes, etc. 


Ahhhh, e tu também vai ter o cliente pedinte. É o cliente que pede desconto em TUDO. Ele até ama o seu trabalho, mas, é o tipo de pessoa que não sabe valorizar. Na maioria das vezes, esse cliente é o que mais vai te dar dor de cabeça. Porque ele se sente no direito de pagar bem mais barato que o restante dos seus clientes, ele ama ostentar rolês em viagens internacionais, ama comprar um Iphone 11, etc. Masssss, é chatoooo que dói. Então, a dica para isso é: VOCÊ NÃO PRECISA FECHAR COM TODOS OS CLIENTES QUE TE PROCURAM. Sei que é difícil, porque no início a gente tem que pegar tudo que aparece, até porque as contas precisam ser pagas. Mas, por favor, tente selecionar o seu público. 


Não fique segurando data para cliente. Sériooooooo, isso é foda. Tu segura a data pro cliente, e do nada ele vira e fala: FECHEI COM OUTRO FOTÓGRAFO. Ou então: GANHEI A FOTOGRAFIA DE UM DOS PADRINHOS. Mano... tu precisa pagar suas contas, e vai por mim, a maioria das pessoas que pedirem para segurar a data, não vão fechar. Quem quer fechar, já fecha logo e pronto. Já fiquei 2 meses segurando uma data, perdi 3 pessoas que iriam fechar nessa data e no fim das contas... fiquei nessa data atoa em casa. 


E por último, e talvez o mais importante: SEJA SINCERO COM O SEU CLIENTE. Eu sempre levei isso como filosofia. Tem fotógrafo que faz várias promessas para terem um contrato fechado. Mas tem coisa que nós mesmos sabemos que não conseguiremos entregar ou fazer. Se seu cliente quer fazer uma foto de baixo da água e tu não sabe como fazer, manda a real para ele. Porque apesar de ter um contrato, o cliente sempre vai fechar com tu por causa das coisas que tu disse sobre o seu trabalho.


Eu creio que esses são alguns pontos que fazem tu ir além da mediocridade. E relaxa, tu terá muito cliente chato, muito cliente pedinte, muito cliente desinteressado, vai até ouvir que seu valor é desonesto. Mas, continue firme. Tu é incrível, nasceu incrível. E aos poucos tu vai aprendendo mais e mais, e vai se tornando extraordinário. E qualquer coisa que precisarem, é só nos chamar no direct do instagram. Somos uma empresa que está de braços abertos para quem está começando. 


''Se você for tentar, vá até o fim.
Senão, nem comece.''


Pedro Lopes - Sócio Fundador.